outubro 27, 2009

Cardinals jogam como Gigantes na casa dos Giants

Desde o início da temporada o Arizona Cardinals vem sofrendo críticas por parte de seus detratores, que insistem em chamá-los de “zebra”. Até mesmo alguns analistas da NFL falaram que não demoraria até eles voltarem a serem os velhos Cardinals. O Superbowl teria sido somente uma questão de sorte, pois um time que vai aos play-offs com um record de de 9-7 não pode ser levado à sério. Quem aqui não ouviu a história do “pior time da história dos Superbowl's”?

Pois bem, aqueles que vem acompanhando esse time há um certo tempo, que tem visto todos os esforços feitos pra mudar velhos hábitos há muito tempo enraizados nessa franchise, que é a mais antiga da NFL, sabem que dessa vez a coisa é diferente.

De uma maneira geral, os bons analistas nunca negaram o grande potencial do time, que conta com vários bons jogadores em seu roster, mas que sempre acabou tropeçando em aspectos técnicos fundamentais para o sucesso de qualquer time, como organização, foco, consistência e administração séria. Bem, não há como negar que isso está mudando....

Finalmente pudemos ver nesse Domingo (25/10) um Cardinals que se parece com aquele que surpreendeu todo mundo nos play-offs passados e na fatídica derrota no SB. Digo que se parece, pois ainda existem alguns pontos a serem melhorados. Mas esse foi o jogo em que ficou claro que um novo Cardinals nasceu.

O jogo aéreo, que era até agora a única arma utilizada falando mais realisticamente, ainda não está 100%, Kurt Warner ainda não está “afiado”. Mas temos que admitir que a linha ofensiva soube segurar bem a monstruosa defesa do Giants, o que acaba afetando diretamente a performance do jogo aéreo no geral. Todos esperavam que os Giants esmagassem o ataque dos Cards, assim como fizerem os Colts e os 49ers, mas o que vimos foi algo mais consistente. Algumas penalties foram completamente desnecessárias (como sempre), sendo esse um aspecto a ser melhorado ainda. Larry Fitzgerald não teve estatísticas como as da temporada passada, cometeu alguns deslizes, mas jogou bem e dispensa maiores comentários, assim como Anquan Boldin, que acabou jogando (bem) mesmo sem ter feito um touchdown.

A grande surpresa (em se falando de ataque) foi que finalmente TEMOS UM JOGO CORRIDO! Sim, a peça fundamental no ataque dos Cards está tomando forma, e Beanie Wells está se mostrando cada vez mais eficaz e confiante, algo que todos já esperávamos. O RB rookie marcou seu primeiro touchdown, em uma corrida de 13 jardas com direito a dois stiff-arm, deixando os oponentes no chão. Daqui para a frente podemos esperar mais dele, ainda que Ken Whisenhunt tenha deixado claro que dará continuidade a rotação de RB's.

Agora, o melhor ficou para o final. A defesa se impôs no jogo, forçando 3 turnovers (duas interceptações e um fumble recuperado) e anotando 3 sacks. Calais Campbell mais uma vez mostrou que Antonio Smith ficou no passado, tendo mais um sack; Alan Branch, que muitos já davam como “bust”, teve seus dois primeiros sack's da carreira, deixando pra trás as dúvidas que muitos tinham desde seus problemas de peso. A secundária está cada vez mais consistente, com Adrian Wilson liderando uma unidade que toma proveito da pressão gerada pela linha defensiva. O veterano SS estava por toda parte, cobrindo corridas e passes, além de ter recuperado um fumble causado pelo companheiro de posição Matt Ware, e podia ter tido mais uma interceptação. As 3 interceptações vieram todas em momentos importantes, sendo a última delas (de Antrell Rolle) a que selou o destino do jogo.

Em suma, ocorreram vários erros que devem ser eliminados, como o passe “defletado” por Dominique Rodgers-Cromartie que acabou nas mãos de Hakeem Nicks, resultando em um touchdown de 62 jardas. Várias penalidades podem (e devem) ser eliminadas como comentei anteriormente. A defesa se descuida em alguns momentos, e geralmente os adversários sabem como tirar proveito disso. O jogo aéreo está bastante morno, e sabemos que pode entrar em ebulição se as peças forem ajustadas corretamente. Isso dentre outros.

Mas o que é importante nesse momento é que apesar dos erros, os jogadores souberam compensar cada um deles com uma jogada igual ou ainda melhor. E finalmente, os Cardinals jogaram 4 quartos inteiros contra um time grande.

E que venham os Panthers!

2 touchdown(s):

Tiago Wakabayashi disse...

opa parbens!!

adorei o post, bem informativo

só me tira uma duvida

o que seria stiff-arm? :B

Marlon Skrusinski disse...

"Stiff-arm" é o movimento em que o jogador estica o braço pra evitar o tackle do adversário. =)